Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Consulta Nacional de Diaconia Social | Diocese Anglicana de Brasília

Com uma celebração eucarística presidida pelo Primaz, D. Maurício, e marcada pelo tema do Envio para o serviço, encerrou-se a Consulta Nacional de Diaconia Social, realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, na casa de retiros Esperança, em Brasília.

O sentimento geral dos participantes e dos visitantes estrangeiros foi de que a IEAB deu um importante passo na construção de uma articulação provincial para o aperfeiçoamento de sua incidência pública e da qualidade de seu serviço aos excluídos da sociedade.

O aporte bíblico-teológico baseado em Miquéias foi o ponto de partida que motivou os presentes a renovarem o seu compromisso com uma espiritualidade de relevância no mundo. A sistematização das experiências diaconais nas diversas dioceses mostrou a diversidade de ações e de públicos com os quais a IEAB tem mantido seu compromisso com a dignidade das pessoas.

A contribuição de ERD, através de uma abordagem metodológica de planejamento ajudou em muito os participantes a avaliarem a importância de um adequado processo de diagnóstico e definição de objetivos e cronograma para os projetos com os quais a Igreja se envolve, sempre buscando os melhores resultados das iniciativas diacônicas.

Através de pequenos grupos, os presentes apresentaram um alto grau de consenso em torno do que é prioritário no atual contexto provincial. Articulação e Capacitação foram as palavras chaves conclusivas dos relatórios, apontando para a necessidade de a Província ter uma articulação nacional que ajude as dioceses e as regiões eclesiásticas a melhor planejarem e monitorarem suas práticas diaconais.

Na avaliação final compartilhada pelos participantes ficou evidente a maturidade que a IEAB vive hoje no campo do serviço ao mundo.Os parceiros internacionais presentes - ERD e USPG - também expressaram sua satisfação com o elevado grau de consenso e de maturidade das pessoas presentes, todas diretamente relacionadas em seus contextos diocesanos com as diversas práticas diaconais. A Consulta contou também com a valiosa contribuição de parceiros ecumênicos tais como CESE, CLAI e CONIC. Ao todo foram 38 participantes das dioceses e do Distrito Missionário do Oeste.

A primeira conseqüência prática da Consulta já está em gestação e se chama Serviço Anglicano de Diaconia: Aprofundando a missão Anglicana no Brasil. Este Serviço que já vinha sendo articulado pelo grupo virtual Pensando a IEAB e que foi recebido com louvor na última reunião do Conselho Executivo, agora está sendo aperfeiçoado pelas conclusões da Consulta e será executado em parceria com o ERD - Episcopal Relief Development. Sem dúvidas, um passo adiante na sistematização da Diaconia na IEAB.

Foto: Participantes da Consulta (mais fotos em http://picasaweb.google.com.br/xicoasilva/ConsultaERDIEAB)

Por Rev. Cônego Francisco de Assis