Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Lambeth 2008: Oração e Reflexão | Diocese Anglicana de Brasília

Catedral de Cantuária

Estamos no segundo dia da Conferência. Conforme a nota distribuida à imprensa pelo Arcebispo de Cantuária, a reunião foi aberta com pedidos de orientação ao Espírito Santo e aleluias expressos em sons vindos da África do Sul. Ao término dessas três semanas de reuniões ninguém espera que todos os problemas da Comunhão estejam resolvidos. O único caminho de se manter em comunhão é aprofundando a sincera escuta entre todos. Aqueles bispos que deixaram de vir perderam a oportunidade de crescer em diálogo.

O dia de ontem, o dia de hoje e parte do de amanhã serão ocupados pelo retiro entre os bispos e o Arcebispo de Cantuária. Serão cinco palestras partilhadas pelo próprio Arcebispo, acompanhadas de oração e reflexão. Isso sem falar na extensa programação de celebrações eucaristicas e momentos de estudos bíblicos. Tudo aponta, então, para uma Conferência até agora muito tranquila. Tão tranquila quanto a vista magnífica da Catedral de Cantuária, a partir do campus.
A presença da imprensa dos principais meios de comuniação do mundo se deve ao interesse que tem sido despertado nos últimos anos a respeito da divisiva questão teológica da sexualidade. Há como uma busca de que algo aconteça, que algum tipo de polêmica se estabeleça. É pouco provável que essa Lambeth se preste a esse papel. E digo porque: os maiores defensores de posições pretensamente ortodoxas não vieram. Preferiram se auto-excluir e, no dizer do Arcebispo, causaram uma ferida nas relações que precisam ser restauradas.

Bispos e Esposas
Nossos bispos estão muito animados por essa perspectiva. Conversando com alguns deles pude perceber o quanto foi importante a experiência das visitas às dioceses do Reino Unido na semana passada. “Foi muito confortador ser recebido com carinho e com gestos tão generosos por parte de pessoas que nem conhecíamos”, disse-me um bispo. Esse é o mistério da Igreja. Nossa fé comum nos faz irmãos de quem necessariamente não está do nosso lado, e, até mesmo, não pensa igual a nós.
O que temos visto nestes dias é uma Conferência onde a reflexão, a oração e a partilha tem sido a marca predominante. O lindo espaço de reflexão e oração que está aberto dia e noite confirma nosso sentimento.

Isso pode ser uma garantia de que quando os temas mais divisivos forem abordados, os espíritos estejam absolutamente desarmados e se busque única e exclusivamente a perfeita vontade de Deus!

O Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva é o Secretário Geral da IEAB