Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Eucaristia de Abertura da Conferência de Lambeth | Diocese Anglicana de Brasília

Dom Maurício junto com os primazes

Pela manhã o espetáculo era bonito: bispos e esposas numa longa fila para tomar ônibus até a Catedral de Cantuária. Um mundo de cores e de alegre partilha entre as pessoas, muitas das quais se encontrando pela primeira vez numa Conferência de Lambeth.

a caminho da catedral

Diante de uma catedral lotada, à qual muita gente não teve acesso, por absoluta exiguidade de convites, o Bispo da Provincia de Colombo(Sri Lanka) pregou um sermão baseado no paradoxo da graça de Deus.Com base no texto de II Corintios 12:9, o Bispo expôs a realidade que a presente Conferência precisa enfrentar: um mundo dividido e uma Igreja com feridas que precisam ser sanadas.

Por essas razões a jornada se tornará, afirmou, longa e árdua. Demandará oração, fé, mútua confiança e, acima de tudo, confiança em Deus que proporciona a reconciliação.

Em seguida, o Bispo Duleep de Chickera apresentou três caminhos para que a reunião dos bispos em Cantuária se torne realmente um meio de fortalecer o seu ministério e sua missão.

Um desses caminhos é a disciplina do auto-controle, usada desde a antiguidade da Igreja. Através do retiro, do tempo de reflexão, da contemplação e de conselhos espirituais é possível atingir a meta de realizarmos em nós mesmos a vontade de Deus.

Um outro caminho é o da restauração do princípio da unidade na diversidade. Numa celebração como esse que estamos vivendo, acrescentou, lábios de diversas culturas tocarão o mesmo cálice. Isso demonstra que a despeito de tantas diferenças, somos todos uma só familia, iguais em Cristo.

O último, e não menos importante caminho é o de assumir a voz profética em nome dos que não tem voz. A Comunhão Anglicana deve articular essa voz profética independentmente do lugar onde esteja, no mundo.

E concluiu citando uma frase do Arcebispo William temple: “A Igreja é a única instituição que não existe para si mesma”.


Por Francisco de Assis Silva
20 de julho de 2008
O Rev. Francisco de Assis da Silva é o Secretário Geral da IEAB