Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Anglicanos marcham pela superação da pobreza no mundo | Diocese Anglicana de Brasília

marcha-2.JPG

Neste 24 de julho a capital da Inglaterra assistiu a um mar de púrpura caminhando por algumas de suas ruas centrais com cartazes e faixas clamando aos líderes do mundo pela superação da pobreza. Foi o chamado London Day da Conferência de Lambeth. A caminhada que durou aproximada uma hora e meia contou com ampla cobertura de imprensa e representou um importante momento momento de unidade que a Igreja experimenta quando trata de uma agenda que afeta a todos. Conservadores e progressistas suspendem suas discordâncias sobre alguns temas teológicos e éticos para enfrentar o verdadeiro gravíssimo problema ético e teológico: a existência de fome e miséria no mundo!
A marcha passou defornte o Parlamento e chamou a atenção dos londrinos pelas medidas de segurança e alteração de tráfego muito gentilmente monitoradas pela polícia. Dos ônibus que trafegavam com turistas era possível ver as manifestações de apoio através de gritos e de acenos. Algo não muito comum no dia a dia do mundo de hoje: uma marcha de bispos em torno de questões politicamente relevantes.
Os bispos foram recebidos no Palácio de Lambeth pelo Arcebispo de Cantuária e tiveram um encontro com o Primeiro Ministro Gordon Brown. Neste encontro, que contou também com uma fala da representante anglicana na ONU, Sra. Helen Wangusa, discutiu-se a urgência de ações concretas por parte dos governos do mundo para alcançar os níveis propostos pela ONU no ano de 2015. Trata-se dos chamados Objetivos do Milênio que pretendem superar a pobreza e a exclusão econômica e social dos países pobres.

marcha1.JPG
Pelo que se tem de concreto até agora, muitos dos objetivos não serão atingidos até a data proposta. A título de exmplo, citados ontem pelo Primerio Ministro, as áreas de educação infantil e de mortalidade infantil ainda dependerão de investimentos e ações mais concretas para que se alcancem otimisticamente em torno de 2050.
A participação brasileira no London Day foi integral e terminou com uma visita ao Palácio de Buckingham, onde os bispos e esposas foram recebidos pela Rainha Elizabeth II com cumprimentos e um chá, no que é tradicionalmente parte da agenda de cada Conferência de Lambeth.
Em seguida, o Deão Colin Slee, da catedral de Southwark, ofereceu aos brasileiros presentes à Conferência uma festa de boas vindas. Em se tratando de uma festa para brasileiros e o Deão Colin Slee conhece muito bem nossos costumes, não poderia deixar de ser um delicioso churrasco. A acolhida do deão aos bispos, esposas e brasileiros presentes a Lambeth foi um gesto de carinho de um grande amigo do Brasil. Foi um reencontro depois da vinda dele ao Brasil, em abril último, para a reunião da Câmara dos Bispos.

Por Francisco de Assis Silva
O Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva é o Secretário Geral da IEAB