Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Sexualidade Humana: ainda não há consenso | Diocese Anglicana de Brasília

bispos-brasileiros.JPG

O dia de ontem iniciou com uma celebração eucarística presidida pela Província do Burundi, seguindo a prática de cada Província ser responsável por um momento celebrativo. Assim, com os olhos da imprensa e de todo o mundo voltados para eles e elas, os bispos e esposas dedicaram seu dia a refletir sobre o divisivo tema da sexualidade humana.
Consenso não houve, é verdade, mas alguns passos significativos foram dados, de acordo com o porta-voz da Conferência, Arcebispo Philip Aspinal. Pelo menos o tom das discussões avançou muito em termos de respeito e sincera escuta do outro.

A expectativa de que seria revisitada a resolução 1.10 da Conferência passada não teve fundamento. A questão da sexualidade humana não é algo que possa ser definida sua percepção por uma simples definição. A Igreja deve continuar a discutir o assunto num permanente processo de escuta. Onde não há consenso o melhor caminho é continuar a conversa.
Aqui e ali, durante o dia, muitas falas um tanto desejosas de uma definição ou regulação mais definitiva foi ouvida. O campus da Universidade de Kent estava cheio de seguranças e policiais, temendo talvez manifestações mais exaltadas de grupos mais conservadores ou liberais. Mas não houve nenhum episódio de confronto. Foi só uma questão de prevenção da parte da organização da Conferência.
O bispo Collin Johson da diocese de Toronto reconheceu que foi muito produtiva a discussão, a despeito de não se ter chegado à um consenso, mas que houve o reconhecimento dos diferentes contextos nos quais os bispos enfrentam essa questão. O Cônego Philip Groves, facilitador do processo chamado Listening Process afirmou que o mais importante do dia foi os bispos terem encontrado um espaço onde com confiança pudessem ouvir diferentes opiniões sem que isso afetasse suas relações pessoais ou levasse a reações de desrespeito, como aconteceu em 1998.

primazes.JPG

Para tanto, um vídeo com uma palavra do Arcebispo no inicio das atividades do dia chamou a atenção para a necessidade de uma discussão objetiva, sincera e que leve em consideração que muita coisa ainda há por se fazer para alcançar um consenso.

Nossos bispos testemunharam a importância do diálogo e elogiaram a metodologia adotada.

Por Francisco de Assis Silva
O Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva é o Secretário Geral da IEAB