Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
SAD Realiza II Seminário Sobre Diaconia Social | Diocese Anglicana de Brasília

foto-catedral.jpg

Aconteceu neste final de semana, 26 a 28 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, a segunda Oficina do Serviço Anglicano de Diaconia – SAD. O encontro contou com a participação de representantes da Área Provincial II, que compreende as dioceses do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
O encontro aconteceu nas dependências da sede do KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, que gentilmente cedeu o espaço para fazermos a reunião.
A coordenação da oficina ficou a cargo da Comissão de Diaconia, estando presentes a coordenadora do SAD, Sra. Sandra Andrade, além da Revda Magda e da Sra. Carmem Regina, que apresentou a lógica do PMA. Contamos também com a assessoria do Sr. Marc Storms, que fez a apresentação e orientações a respeito do uso dos bancos de dados criados para a divulgação das experiências diaconais na IEAB.
A Revda Inamar, da Diocese do Rio, fez a orientação espiritual do encontro e oficiou a celebração de encerramento da oficina, com o culto eucarístico na Catedral Anglicana, tendo como pregador e celebrante o bispo diocesano, dom Filadelfo Oliveira.
A reflexão bíblico teológica ficou a cargo do Revd Luiz Caetano, também clérigo da DARJ.
O bispo diocesano, dom Filadelfo, participou integralmente do encontro e agradeceu a oportunidade de receber a oficina; “a oficina foi de encontro às expectativas que temos para iniciar um projeto de diaconia na diocese, deu-nos subsídios para trabalhar a consciência de diaconia na diocese”, disse o diocesano.
Dom Naudal, diocesano da diocese de Curitiba, fez uma breve visita aos participantes da reunião, pois na ocasião estava em conexão na cidade do Rio de Janeiro e fez questão de prestigiar o evento. Antes de se despedir dom Naudal fez uma saudação ao grupo e desejou que a oficina traga resultados positivos para as dioceses e para a província.
Neste encontro tivemos a participação de Karla Ávila, secretária para América Latina do ERD (Episcopal Relief & Development), que tem parceria com a IEAB, participou do encontro e fez uma apresentação de como o ERD trabalha e os tipos de projetos que são apoiados por esta instituição. Ao final, ela agradeceu a acolhida, e disse: “vocês devem se sentir orgulhosos pelo trabalho desenvolvido pela Equipe de trabalho do SAD. O trabalho que vocês estão desenvolvendo vai ajudar bastante no apoio aos projetos do Brasil. O que vocês tem feito vai facilitar muito o nosso trabalho com a província do Brasil. Seria muito bom se tivéssemos nas outras províncias em que trabalhamos um serviço como o de vocês aqui.”.
Ao final do encontro, Sandra Andrade agradeceu a presença de todos e desejou que todos continuem motivados a incentivar o trabalho diaconal em suas dioceses.