Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Presença Anglicana na Assembléia do CONIC | Diocese Anglicana de Brasília

 imgp3386.JPG

A XIII Assembléia do Conselho nacional de Igrejas Cristãs teve lugar entre os dias 14 e 15 de novembro, reunindo representantes das Igrejas e Conselhos sucursais das diversas regiões do Brasil, bem como representantes de organismos ecumênicos. O grande desafio enfrentado pelos delegados foi enfrentar a difícil conjuntura econômica que afeta todos os organismos ecumênicos na busca de autosustentabilidade.
A Assembléia Geral, que relizou-se na cidade de Luziânia, GO, teve pela frente os grandes desafios de avaliar os rumos do Conselho, aprovar medidas administrativas e estatutárias. Além dessa pauta mais especificamente administrativa, a Assembléia buscou aperfeiçoar e manter um contato de interação com as Igrejas-membro do CONIC através dos seus delegados e um intercâmbio com os membros associados e demais organismos ecumênicos.
A delegação da IEAB se fez representar por dez delegados e deu sua contribuição para a definição dos novos rumos que o Conselho tem de enfrentar, especialmente no campo financeiro. O Secretário Executivo do CONIC é o Rev. Luiz Alberto Barbosa. Conforme relatou na última reunião do Conselho Executivo da IEAB, Luiz apontou a necessidade de as Igrejas assumirem um papel mais relevante na vida do Conselho. Dentre as decisões que esta Assembléia teve que tomar destacou-se a reforma dos estatutos e a criação de novos mecanismos que envolvam mais as Igrejas na vida da instituição.
O tema da Assembléia deste ano foi Água, fonte de vida e paz. Esse tema aponta para uma agenda que certamente representa um desafio para toda a sociedade que precisa ampliar as salvaguardas do meio-ambiente, evitando assim, num futuro muito próximo a redução drástica de reservas de água potável no mundo. A privatização da água e seu uso irracional - para fins egoístas - constituem sérias ameaças para um colapso mundial em poucas décadas.
A Assembléia também se voltou para a discussão e aprovação do plano Plurianual do Conselho para o período de 2009 a 2012, o qual contempla ações de impacto e mobilização como a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 e outras iniciativas de incidência pública em nosso país.
Por Rev Cônego Francisco de Assis da Silva é o Secretário Geral da IEAB