Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Confelider e Sínodo foram lugares de afirmação das Mulheres | Diocese Anglicana de Brasília

dscn3570.JPG

Não podia ser diferente. Ao celebrar os 25 anos de ordenação feminina na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB, as mulheres foram sem dúvida o destaque tanto na Confelíder como no Sínodo. A metodologia da Conferência de Lideranças, após oito anos da última Confelíder, foi dirigida como muita maestria pela coordenação do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento.dscn3679.JPG Revda Magda Guedes coordenou o evento com o apoio da Sra. Sandra Andrade e da Sra. Mara Luz. A Sra. Carmem Regina Gomes, por razões particulares não pode comparecer mas participou das etapas de preparação da mesma. O apoio operacional de Marc Storms completou um trabalho muito bem organizado e que motivou uma profunda reflexão entre os participantes. A liturgia, dirigida pelo Revdo Arthur Cavalcanti concluiu um circulo metodológico impecável. As conclusões e encaminhamentos apresentados pela Revda Magda Guedes na última sessão do Sínodo afirmaram a necessidade de a Igreja assumir com mais determinação a eficácia a sua missão no serviço.

Outra área onde ficou visível a presença feminina foi na articulação da UJAB – União da Juventude Anglicana do Brasil,  que tem duas lideranças femininas incansáveis: A Revda. Tatiana Ribeiro e a Postulante Tatiane Vidal. Além do mais, ficou visível a lideranças das jovens mulheres no tocante às representações diocesanas: dos dez representantes presentes, cinco eram mulheres. Uma demonstração de que nas instâncias da juventude as mulheres estão cada vez mais comprometidas.

dscn4129.JPG

 

 dscn4035.JPG

Quando se passa em revista a delegação dos contatos diocesanos do Serviço Anglicano de Diaconia vê-se igualmente a presença feminina forte e em igualdade numérica em relação às dioceses e o distrito missionário. Mais uma prova do protagonismo feminino na missão e no serviço.
dscn3932.JPG

A eleição de uma mulher leiga para a Presidência da Câmara de Clérigos e Leigos foi a consequência natural de um sentimento de que a Igreja deve reconhecer o papel e a contribuição das mulheres no processo histórico da IEAB. Conforme já noticiado no SNIEAB, Selma Rosa, da diocese Anglicana de Curitiba,  foi eleita como a primeira leiga Presidente da Câmara de Clérigos e Leigos do Sínodo da IEAB.

dscn4097.JPG

dscn4099.JPG

A UMEAB – União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil também realizou mudanças na escolha de sua nova diretoria. Ao invés de eleger uma diretoria nacional composta pelas lideranças de uma única diocese, decidiram compor uma diretoria por região. Assim, a região II tem a tarefa de liderar a UMEAB naconal até o próximo Sínodo, tendo como Presidente Christina Takatsu, da diocese Anglicana de São Paulo.
Com certeza, essa Confelíder e XXXI Sínodo serão lembrados pelo protagonismo feminino e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil está assim tornando concreto o seu jeito de ser inclusivo. Para além dos discursos, temos a certeza de que vivemos a prática da inclusão das mulheres em todos os níveis da Igreja.

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB