Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Partilha Ministerial reúne Bispos e Clérigos da Área Provincial III da IEAB em Belém do Pará | Diocese Anglicana de Brasília

Bispos e Clérigos da Área Provincial III da IEAB participaram, nos dias 24 a 26 de outubro, na Casa de Retiros do Regional Norte 2 da CNBB, em Belém do Pará, da Partilha Ministerial coordenada pelo CEA - Centro de Estudos Anglicanos. Vinte Presbíteros e Diáconos das Dioceses de Brasília, Recife, Amazonas e do Distrito Missionário debateram, durante  três dias, sobre os problemas no ministério ordenado na Igreja, principalmente os relacionados com a saúde emocional.

Coordenado pelo reverendo Carlos Eduardo Calvani, a partilha ministerial abordou o tema “Vocação,espiritualidade, e saúde emocional - lidando com o stress no ministério ordenado”, tendo como assessores Dom Celso Franco, psicanalista e bispo emérito da Diocese do Rio de Janeiro, e os psicólogos Mário Balduíno de Oliveira Júnior e Keila Mattioli. Paralelamente ao encontro dos clérigos e bispos, ocorreu também no mesmo local, uma Oficina sobre elaboração de Projetos, organizada pelo SADD(Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento),com participantes das Dioceses da  Área III da Igreja do Brasil.

A Partilha Ministerial Ministerial começou na sexta, dia 24, logo após ao almoço, com a Celebração da Eucaristia, presidida pelo presidente da Junet, Dom Sebastião Armando, bispo da Diocese do Recife. Após a apresentação dos participantes e assessores, o grupo teve a oportunidade de compartilhar, em pequenos grupos, sobre as causas do estresse e sobre os problemas emocionais que podem afetar o ministério ordenado. Em continuidade a psicóloga Keila Mattioli apresentou um trabalho sobre “O Complexo de Atlas e a psicogênese do estresse”, seguindo-se um debate entre os participantes.

No sábado, dia 25, após a Oração da Manhã, foi a vez do assessor Mário Balduíno falar sobre  a “Síndrome de Bournaut” ou  síndrome do esgotamento profissional, que afeta principalmente profissionais que cuidam de pessoas, como pastores, psicólogos, médicos, babás etc. A síndrome se caracteriza pela exaustão emocional e baixa realização pessoal no trabalho, levando a fadiga e ao estresse.  À tarde, Dom Celso Franco falou sobre a vocação e o “falso self”. Os participantes tiveram, ainda, um tempo livre para encontro pessoal com ao psicólogos assessores do encontro.

A Partilha Ministerial serviu, basicamente, para despertar no clero da IEAB a importância de prestar atenção aos sintomas do estresse, aprendendo a cuidar da sua saúde emocional, para melhor servir ao povo da Igreja e à sua vocação ao ministério ordenado. Também marcou um momento significativo na consolidação da Área Provincial III da IEAB - formada pelas dioceses de Brasília, Recife, Amazonas e Distrito Missionário Anglicano - na busca de uma caminhada comum como Igreja a serviço da construção do Reino de Deus.

Celebração de Encerramento - No domingo, 26 de outubro, o grupo participante da oficina de projetos do SADD se reuniu aos clérigos e bispos para a  Celebração da Eucarístia, realizada na Catedral de Santa Maria da Diocese Anglicana da Amzônia. A Celebração Eucarística marcou também as comemorações dos 22 anos de ordenação presbiteral do nosso Bispo Primaz, Dom Maurício Andrade, da Diocese de Brasília. Coincidentemente, Dom Maurício foi ordenado na então Paróquia de Santa Maria, em Belém do Pará, recebendo significativas homenagens dos seus antigos paroquianos.

A homilia foi proferida pelo bispo da Diocese Anglicana do Recife, Dom Sebastião Armando. Durante a celebração, os bispos Dom Maurício Andrade, Dom Saulo Barros, Dom Sebastião Armando, Dom Almir dos Santos e Dom Celso Franco, junto com os vinte diáconos e presbíteros presentes à Partilha Ministerial, renovaram seus votos de ordenação. O encontro foi encerrado com um festivo almoço nas dependências da Diocese Anglicana da Amazônia, que acolheu a todos com fraterna hospitalidade.

Texto: Revdo. Félix Batista Filho