Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Primazes definem seus papéis e se comprometem a “caminharem juntos com diálogos honestos” | Diocese Anglicana de Brasília

primazes.jpg

Os Primazes da Comunhão Anglicana passaram boa parte da reunião que aconteceu entre os dias 25 e 30 de janeiro em Dublin, na Irlanda, desenvolvendo um documento que define a natureza e a responsabilidade dos seus papéis como líderes da Igreja e que enfatiza o compromisso deles de trabalharem juntos “na fé, na esperança e no amor… para construir nossa comunhão e promover o Reino de Deus.”

Os Primazes concordaram que sua responsabilidade central é criar um ponto de unidade, buscando responder a assuntos de interesse global e promovendo a justiça social.

“Pela graça de Deus nós nos esforçamos para expressar… unidade na diversidade, que é o trabalho do Espírito Santo nas Igrejas da Comunhão e na comunidade dos primazes,” diz o documento. “Em nossas vidas, estamos apaixonadamente comprometidos a caminharmos juntos com diálogos honestos.”

Os Primazes escreveram cartas em resposta a diversas questões globais e domésticas, tais como a violência baseada no gênero, a crise no Zimbábue, perseguição aos cristãos no Paquistão, instabilidade no Egito e a divisão nacional da Coréia.

Uma carta ao Primeiro-Ministro israelense sublinha a preocupação dos Primazes de que a permissão de residência do Bispo Anglicano em Jerusalém, Suheil Dawani, foi suspensa, tornando impossível a sua saída do país. Outra carta contém orações e manifestações de solidariedade ao Arcebispo Daniel Deng Bul e à Igreja Episcopal do Sudão referente ao recente referendo pela independência pelo qual o país está passando.

Em três documentos diferentes, os Primazes falam a respeito da mudança climática, da crise no Haiti após o terremoto devastador de janeiro de 2010 e deplorou o assassinato do ativista pelos direitos homossexuais em Uganda, David Kato, que foi morto com golpes de cassetete em sua comunidade, no dia 26 de janeiro. No último documento, os Primazes reafirmaram que a Comunhão Anglicana condena qualquer violência contra membros da comunidade das lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

Dom Mauricio Andrade, Bispo Primaz do Brasil, participou da Reunião dos Primazes em Dublin, e segundo ele, das três reuniões que participou (Tanazania (2007), Alexandria (2009) e Dublin (2011)) esta foi a melhor. A atmosfera entre os Primazes era de fraternidade e de conversa e escuta honesta. A metodologia e dinâmica da reunião contribuiu para esse clima. Para Dom Mauricio, os Primazes reafirmaram o compromisso de continuar caminhando juntos em fé e esperança no amor de Cristo e o resultado final desta reunião oferece uma nova esperança.

Foto: Primazes das Américas: Fred (Canadá), Maurício (Brasil, Armando (Central América), Katherine (TEC), John (West Indies)