Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Dia internacional da mulher | Diocese Anglicana de Brasília

Qui
8
Mar

Dia internacional da mulher

4:46 pm

“Eu sou a mulher que fez a escalada da montanha da vida,
removendo pedras e plantando flores”.  Cora Coralina.

Hoje é um dia para celebrar, recordar as lutas e vitórias e, acima de tudo, renovar o compromisso com a dignidade da mulher.

Hoje é um dia para relembrar que a luta continua e que precisamos reforçar e remover muitas pedras do caminho que ainda representam violência contra mulheres.

Hoje é um dia para celebrar os avanços e vitórias das mulheres na sociedade e aqui recordo as mulheres tecelãs queimadas vivas naquela histórica fábrica em New York em 1857. Elas foram a semente para o que colhemos hoje.

Desde 1910, o dia 8 de março passou a ser Dia Internacional da Mulher. Mais tarde, em 1975, esta data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

É preciso manter o alerta contra a violência às mulheres. No Brasil, 10 mulheres são assassinadas por dia vitimas da violência doméstica.  Denuncie, diga não a esta situação de violência.

É preciso avançar reconhecendo que todo lugar é lugar de mulher. A igreja precisa reconhecer o valor e o papel da mulher.

Somos gratos a Deus pelos avanços da Comunhão Anglicana que, já em 1944, ordenou a primeira mulher, Li Rim-Oi, na Diocese de Hong Kong. Atualmente, há um enorme número de mulheres servindo no Ministério Ordenado e ainda um número expressivo de mulheres no Episcopado.

Quatro Províncias Anglicanas já contam com mulheres no Episcopado: Igreja dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e, ainda, a Diocese de Cuba.

Historicamente, a Igreja dos Estados Unidos foi quem Ordenou a primeira mulher, Barbara Harris, em 1989, na Diocese de Massachusetts e, desde 2006, a Igreja dos Estados Unidos é presidida por uma mulher, Katarine Jefferts Schori.

Na Igreja do Brasil, IEAB, somos gratos a Deus pelo ministério das mulheres, seja através de mulheres leigas na UMEAB, seja das mulheres ordenadas ao ministério. Atualmente, das nossas 09 Catedrais, 04 são de responsabilidade de mulheres, servindo como Deãs ( Santa Maria , Porto Alegre, Brasília e Belém).

Que possamos também reafirmar que todo dia é dia da mulher e que possamos dar graças a Deus pela força e esperança na vida transmita por todas as mulheres.
lambeth-fotos-bispas.JPG
“elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam ‘não’ como resposta
quando acreditam que existe melhor resposta.”  Pablo Neruda.

Com abraço do Vosso Primaz.

Dom Mauricio Andrade.

(Foto: Bispas Anglicanas - Confêrencia de Lambeth - 2008)