Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Arcebispo de Cantuária anuncia saída do cargo no final de 2012 | Diocese Anglicana de Brasília

arcebispo.jpg

O Arcebispo de Cantuária, Dr. Rowan Williams, anunciou que estará deixando seu posto no final deste ano. Sua decisão surge após 10 anos no cargo e após ter aceitado a posição de Mestre da Faculdade Magdalene, da Universidade de Cambridge.

Em uma declaração publicada pelo Palácio de Lambeth, o Primaz da Inglaterra afirmou: “Tem sido um imenso privilégio servir à Igreja como Arcebispo de Cantuária por essa década e seguir em frente não foi uma decisão fácil. Ao longo do tempo que me resta no cargo, ainda há muito o que fazer e eu peço suas orações e apoio neste período e sempre. Eu serei eternamente grato a todos os amigos e colegas que apoiaram de maneira tão generosa a mim e à Jane durante estes anos e a todas as diversas paróquias e comunidades da Igreja da Inglaterra e da Comunhão Anglicana que trouxeram visão, esperança e ânimo ao meu ministério. Estou ansioso, e certo do mesmo apoio e inspiração, para continuar a servir à Missão e ao Testemunho da Igreja da melhor maneira possível nos anos que estão por vir.”

O Arcebispo é o foco da unidade da Comunhão Anglicana. Ele é o convocador e o anfitrião da Conferência de Lambeth, Presidente do Conselho Consultivo Anglicano e Presidente do Encontro dos Primazes. Para cumprir estas responsabilidades, deve viajar por toda a Comunhão Anglicana, visitando Províncias e Dioceses, além de apoiar e encorajar o testemunho da Igreja nos mais diversos contextos. Sendo o primo entre os pares dos Bispos, deve ter uma preocupação especial com o ministério episcopal.

Após o comunicado, o Secretário Geral da Comunhão Anglicana, Cônego Kenneth Kearon, escreveu para os membros do Junta Diretiva informando-os da decisão.

Ele pediu que todos se lembrassem do Arcebispo Rowan e de sua família durante este momentode transição. Ponderou, ainda, que o período do Arcebispo “coincidiu com uma grande agitação, mudança e desenvolvimento da Comunhão Anglicana e que sua cuidadosa liderança, enraizada na espiritualidade e teologia, fortaleceu e inspirou toda a Comunhão.”

O anúncio da saída do Arcebispo Rowan significa que a Reunião do Conselho Consultivo Anglicano-15, na Nova Zelândia, no último quarto do ano, será sua última na posição de Presidente.

O Arcebispo de York, Dr. John Sentamu, afirmou ter se entristecido com a notícia: “Nossa parceria no Evangelho ao longo dos últimos seis anos foi o período mais criativo de meu ministério. Foi vivificador ter tido missões junto com ele, ter ido a retiros e termos orado juntos. Na companhia dele, pude beber do poço da misericórdia e amor de Deus. Ele é um verdadeiro irmão em Cristo. A última década foi desafiadora para a Igreja da Inglaterra e para a Comunhão Anglicana. Felizmente, o Arcebispo Rowan é um notável e talentoso líder que fortaleceu os laços de afeição.”