Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/cache.php on line 36

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/query.php on line 21

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/ieab/www/dab/wp-includes/theme.php on line 540
Partilha Teológica reúne clero das dioceses da Área Provincial III no Recife | Diocese Anglicana de Brasília

partilha-recife-3.jpg

Por Revdo. Félix Batista Filho, DAR

Parte do Clero das dioceses anglicanas de Brasília, Recife, Amazonas e do Distrito Missionário participaram, no Recife, de 02 a 06 de maio, da Partilha Ministerial Teológica da Área Provincial III. Pouco mais de vinte reverendos e reverendas, além dos respectivos bispos diocesanos, debateram durante os dias do encontro, no Hotel Barramares, na Praia de Piedade, a questão da ética na vida ministerial.

Estavam presentes Dom Maurício Andrade, bispo primaz da IEAB, diocesano de Brasília e também responsável pelo Distrito Missionário; Dom Sebastião Armando, da Diocese Anglicana do Recife; e Dom Saulo Barros, da Diocese Anglicana da Amazônia. O encontro começou na quarta, dia 02 de maio, à noite, com uma oração e reunião de acolhida com todos os participantes.

Na quinta, dia 03 de maio, a assessoria foi do padre Marcelo Barros, monge beneditino, que refletiu sobre o tema “Ética para uma humanidade nova”. Após explanar sobre “ética e espiritualidade”, o palestrante apresentou as características para uma ética cristã, enfatizando a “ética latino-americana” e, por fim, as questões éticas para igreja em relação com o mundo; com outras igrejas e religiões; em relação à própria comunidade e, por fim, entre nós mesmos. A oração da manhã foi preparada pela Diocese Anglicana do Recife e do final da tarde foi conduzida pela Diocese Anglicana da Amazônia.

A sexta, dia 04, começou com a oração matutina a cargo da Diocese Anglicana da Amazônia. Em seguida, reunião especial sobre o Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento - SADD, conduzida pela coordenadora nacional, Sandra Andrade, onde foram apresentados os principais projetos sociais da IEAB no Brasil. À tarde, a assessoria foi do Reverendo Ariel Montero, da DAR, com o tema “Ética e moral na crise atual – estudo da questão do Anglicanismo”.

No sábado, dia 05, continuação da palestra do Revdo. Ariel, seguida de encontro para tratar de assuntos referentes à Área Provincial III, onde foram estabelecidas as prioridades de ações para serem desenvolvidas nos próximos anos na área provincial. Todos os presentes, por unanimidade, aprovaram a continuação dos encontros de partilha ministerial, como forma de estreitamente de amizades, troca de experiências pastorais e busca de unidade no serviço à Igreja no ministério ordenado na IEAB.

À noite, os participantes da partilha tiveram um encontro de confraternização e troca de experiências com a liderança leiga da Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, da DAR, concluindo com jantar regional.

O encerramento da Partilha Ministerial aconteceu, no domingo, 06 de maio, durante a celebração Eucarística das 10 horas na Catedral da Santíssima Trindade, no bairro do Espinheiro, no Recife, com pregação do bispo Primaz, Dom Maurício Andrade.

partilha-recife-4.jpg

***************

***********